Sinais de um relacionamento abusivo: como identificar e o que fazer

Sabe aquele relacionamento que parece um sonho de tão perfeito? Você acha que encontrou sua alma gêmea. Ele te trata como uma rainha, é gentil, te trata bem, faz declarações, diz que te ama, que encontrou a mulher da vida dele, que não quer perder tempo e já quer marcar a data do casamento. 

O problema? É rápido demais, um exagero para as poucas semanas que estão juntos ou se conhecendo. O passado dele é marcado por traições, agressões e vários relacionamentos que “não deram certo porque elas eram problemáticas” segundo ele.

Bom, esse é o começo de um relacionamento abusivo e para clarear ainda mais sua compreensão, vou te explicar alguns detalhes importantes na identificação desse tipo de relacionamento. 

Eu não sei se você sabe, mas 1 em cada 3 mulheres sofre alguma violência doméstica. 3 em cada 5 mulheres sofreram ou sofrem abuso em relacionamento, nos quais havia vínculo afetivo.

Nem sempre que há violência doméstica, há relacionamento abusivo, mas onde tem um relacionamento abusivo sempre terá alguma violência, ou seja, o abusador e a vítima.

Existem 4 fatores que classificam um relacionamento como abusivo:

1- Limitação a vida da vítima – O abusador aos poucos vai manipulando a vítima, para que ela se afaste de familiares e amigos, saia de emprego caso trabalhe, e entenda que só ele é quem pode ajudá-la e suprir todas as suas necessidades, fazendo com que a vítima fique dependente dele em alguma área da vida.

2- Constante apreensão ou insegurança – A vítima fica em alerta constante, pisando em ovos, com muito medo e insegurança, sofre por não saber se está fazendo tudo certo e tem medo de desagradar o abusador.

3- Danos emocionais e psicológicos – A vítima passa por humilhações, constrangimentos, vive numa montanha russa de sentimentos. O abusador leva a vítima a um estado emocional ruim com frequência, ignora, faz chantagem, ameaças, controla financeiramente de alguma forma, diminui a autoestima, faz a vítima se sentir inferior, causando danos emocionais muitas vezes irreparáveis. 

4- Desequilíbrio de poder – O abusador submete a vítima ao que ele deseja, da forma dele, influencia como quer as coisas e manipula a vítima para que ela ceda a tudo. Ou seja, o abusador manda ou decide na relação.

Ciclo do relacionamento abusivo:

Lua de mel – Amor, promessas, respeito. ➡ Tensão – Ameaças, controle isolamento. ➡ Reconciliação – Desculpas, remorso, reconciliação. ➡ Incidentes – Agressões, gritos, violência.

Uma das perguntas que mais recebo em meus atendimentos é: Um relacionamento abusivo tem solução? A verdade é que não. 

A pessoa abusadora não vai mudar e o ciclo se repete. Então o primeiro passo é falar com alguém de sua confiança, depois pedir ajuda de um profissional e fazer terapia para reestabelecer a autoestima, as áreas da vida, reparar os danos e prevenir recaídas, e também sair do relacionamento e manter contato 0, porque relacionamento abusivo não tem solução.

Se você se identificou com alguns sinais ou tudo que foi apresentado aqui, busque ajuda e fale comigo. Encaminhe esse post para ajudar mais mulheres a saírem disso.

Picture of Jaqueline Oliveira

Jaqueline Oliveira

Olá! Eu sou Jaqueline Oliveira, Psicóloga e Especialista em Relacionamentos.

No meu blog meu intuito é compartilhar com você, insights, reflexões e estratégias para te ajudar a ter bem estar e construir uma vida amorosa satisfatória.

FALE COMIGO

COMPARTILHE

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
Picture of Jaqueline Oliveira

Jaqueline Oliveira

Olá! Eu sou Jaqueline Oliveira, Psicóloga e Especialista em Relacionamentos.

No meu blog meu intuito é compartilhar com você, insights, reflexões e estratégias para te ajudar a ter bem estar e construir uma vida amorosa satisfatória.

FALE COMIGO

Redes sociais

Clique no ícone e acesse

INSTAGRAM

YOUTUBE

Contato

Jaqueline Oliveira © 2024 - Todos os direitos reservados.